Operação Torniquete desarticula mais uma quadrilha de roubo de veículos. Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis da Capital (DRFA-CAP) e da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (Ssinte) prenderam um homem, neste domingo (05/10), apontado como gerente da maior quadrilha de roubo de veículos da facção Terceiro Comando Puro (TCP). O criminoso, detido próximo à Comunidade da Primavera, em Cavalcanti, na Zona Norte, é suspeito de ter participado de cerca de 50 crimes, somente em 2025. Ele já foi reconhecido em aproximadamente 20 investigações.
De acordo com o apurado, o criminoso começou sua trajetória em 2023, vendendo os veículos roubados pela facção e foi crescendo hierarquicamente, até alcançar o posto de “Gerente dos Roubos de Veículos” da localidade. Mesmo depois de assumir o cargo, o criminoso continuava praticando alguns roubos para receber mais dinheiro por cada carro subtraído.
O homem estava sendo monitorado pelos policiais civis e, por conta da posição ocupada na hierarquia da facção, ele modificava constantemente sua rotina, para evitar ser preso. Na ação deste domingo, o criminoso foi interceptado quando se dirigia ao encontro de outro comparsa, para pegar armas e sair para praticar mais um roubo de veículo.
Contra ele, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva por roubo. Ao ser abordado, o criminoso agiu com violência contra uma policial civil que tentou capturá-lo. Por conta disso, ele também foi autuado em flagrante pelo crime de resistência.
A ação faz parte da segunda fase da “Operação Torniquete”, que tem como objetivo reprimir roubo, furto e receptação de cargas e de veículos, delitos que financiam as atividades das facções criminosas, suas disputas territoriais e ainda garantem pagamentos a familiares de faccionados, estejam eles detidos ou em liberdade. Desde setembro de 2024, já são mais de 640 presos, além de cargas e veículos recuperados, avaliados em mais de R$ 42 milhões. As ações são contínuas e já ultrapassam R$ 70 milhões em bloqueio de bens e valores.