Um vazamento de óleo na pista do Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, provocou atrasos e cancelamentos de voos na manhã desta terça-feira (30). Passageiros enfrentaram longas filas no saguão à espera do embarque.
Segundo a administração do aeroporto, o problema aconteceu durante a madrugada, quando um veículo de inspeção deixou óleo próximo à cabeceira da pista, ponto crucial para pousos e decolagens. A limpeza se estendeu até por volta das 7h30, comprometendo a operação no início do dia. Ainda não há previsão de abertura.
De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), até as 9h, foram registrados 23 voos de partida cancelados, 23 voos de chegada cancelados e 10 voos alternados para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio. O Notam (aviso aos aeronavegantes) já foi publicado.
Efeitos em outros estados
A paralisação não afetou apenas os passageiros no Rio. Em diferentes capitais e cidades brasileiras, voos com destino ao Santos Dumont também foram impactados:
Belo Horizonte: 1 voo cancelado e 2 atrasados;
Brasília: 2 partidas para o Rio não decolaram;
Campinas: pelo menos 2 voos de Viracopos para o Santos Dumont não saíram;
São Paulo: a ponte-aérea Congonhas–Santos Dumont foi a mais afetada, com pelo menos 11 voos cancelados.