Policiais civis da Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco) prenderam uma mulher, neste sábado (13/09), por integrar uma quadrilha especializada em agiotagem e lavagem de dinheiro. A autora foi detido em Mesquita, na Baixada Fluminense, após extorquir cerca de R$ 400 mil de um idoso.
De acordo com as investigações, o grupo realizava empréstimos de dinheiro às vítimas e, em seguida, passava a exigir valores abusivos como pagamento. Para conseguir o montante, os criminosos intimidavam e agrediam os devedores.
Um dos casos investigados envolve um idoso de 70 anos que já havia sido extorquido em aproximadamente R$ 400 mil, após o filho do homem contrair uma dívida com a quadrilha. No sábado (13), a autora retornou à residência da vítima e ameaçou incendiar o seu imóvel, caso não fosse entregue mais dinheiro.
Ao tomar ciência do fato, os agentes realizaram diligências e localizaram a criminosa. Contra ela, foi cumprido um mandado de prisão preventiva pelos crimes de extorsão, usura pecuniária, lavagem de dinheiro e organização criminosa. As investigações continuam para identificar e prender os demais membros da quadrilha, bem como desarticular toda a rede criminosa envolvida.